quarta-feira, 7 de março de 2012

Por que é tão difícil orar?


Você já percebeu que às vezes é difícil orar? Se percebeu, você não é o único. Eu já me senti assim também. Na verdade, todos se sentem assim em determinados momentos, independentemente da idade que tenham ou do tempo em que conhecem o Senhor. Há muitos motivos que explicam por que achamos difícil orar. 

Um motivo é que não temos certeza se estamos dizendo as coisas certas. Achamos que temos de parecer pregadores ou que temos de usar só as palavras certas. Temos medo de não dizer as coisas corretas ou boas o bastante. Ou que não estamos orando o tempo suficiente ou nos esforçando o suficiente.

Costumamos pensar que Deus não está de fato ouvindo as nossas orações. Ou que talvez as nossas orações não são importantes para ele. Ou que ele está ocupado demais para ouvir.
Acreditamos que, por serem muito sérias as questões pelas quais queremos orar, e nós, muito pequenos, de que maneira as nossas orações podem fazer alguma diferença? Nós nos sentimos sem força para orar de um modo que possa produzir algum tipo de mudança. Não entendemos o quanto as nossas orações são poderosas e o que pode acontecer quando oramos.

Você acha mais fácil orar por outras pessoas do que orar por si mesmo? Já me senti assim. Conseguia orar por meus amigos, por familiares e por pessoas que nunca conheci sobre as quais ouvia nos noticiários com muito mais facilidade do que por minhas próprias necessidades. Por quê? Primeiro, era fácil, para mim, imaginar as necessidades das outras pessoas. As minhas muitas vezes eram complicadas e era difícil falar sobre elas. Muitas vezes não tinha a menor idéia de como orar por uma situação específica. Ou as circunstâncias eram tão terríveis que as minhas orações não passavam de um simples grito pedindo ajuda. Às vezes eu só pensava que não podia fazer uma oração que Deus tivesse interesse em ouvir. Descobri então que não era nada disso. A verdade é que Deus não procura quem ora perfeitamente e que diga as palavras corretas e em um bom “cristianês”. Procura pessoas que tenham o coração cheio de amor por ele. Ele não avalia as suas orações pelo tempo que você passa orando. Ele as avalia pela importância que elas assumem para você. Eles sabem o que acontece com seu coração e se preocupa com as coisas que deixam você preocupado. O que é importante para você é importante para ele. Este é o motivo por que quer que você venha até ele com as coisas que são importantes.

Você talvez pense: Se Deus sabe o que se passa no meu coração e se preocupa comigo, então, por que preciso orar? Por que ele não me dá o que preciso sem que eu tenha de pedir?
A resposta é porque ele quer que você venha a ele, esteja perto dele, converse com ele e dependa dele. Ele quer conversar com você sobre as coisas que são importantes para ele para que elas possam vir a ser importantes para você. Quer levá-lo a lugares aos quais você não pode ir sem ele. Quer realizar coisas grandes por meio de você, mas você precisa andar perto dele para que essas coisas aconteçam. Quando entender tudo isso, orar passará a ser muito mais fácil.

*Retirado do livro: "O poder do Adolescente que Ora" de Stormie Omartian. Pag. 12-13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Deus te abençoe! @dolescp