segunda-feira, 12 de março de 2012

Adolescência: A busca pela Identidade


            Identidade é QUEM VOCÊ É,  é a  maneira como você lida com as emoções, seus pensamentos, seu comportamos no ambiente que vive, como entende o mundo. Ela é resultado de influências internas e externas que você recebe ao longo de sua vida.
            

            Na Adolescência é comum passar pela crise de identidade. Crise de Identidade é o conflito do processo de amadurecimento dos seres humanos. 
            A tarefa de um adolescente em desenvolvimento é adquirir sua identidade. Em determinado momento, entre a infância e a vida adulta, nosso corpo entra em intensa atividade e sofre várias mudanças em um tempo muito curto. Essa fase é chamada de Puberdade ela vai dos 12 aos 20 anos.
            Por causa dessa aceleração do crescimento físico e emocional, às vezes nos sentimos estranhos, e surge a pergunta: “Quem sou eu?”
            Uma boa resposta para essa pergunta pode levar muito tempo, mas podemos dizer que esse é um dos grandes desafios da adolescência. Saber quem nós somos nos deixa mais tranqüilos e seguros, pois teremos uma sensação de auto-controle, e ela vai nos acompanhar por toda a vida.
           A adolescência é um fase de transição, quando você conclui ela de uma maneira saudável, onde aprendeu a lidar com os desafios e a se conhecer melhor, será capaz de resolver seus próprios problemas com razoável sucesso e confiar cada vez mais nessa capacidade.
            Já sabemos que não é uma tarefa fácil e os conflitos nessa fase são compreensíveis, mas como adolescentes cristãos não precisamos nos preocupar, pois o nosso Deus nos conhece melhor que a nós mesmos, e pode nos ajudar a desenvolver a nossa identidade e nos levar a maturidade.
“Senhor, tu me sondas e me conheces.” Sl 139:1

Baseado no livro “Adolescentes em Conflito” Les Parrott

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Deus te abençoe! @dolescp