terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Brigas, Conflitos e Perdão


Quem nunca brigou com alguém atire a primeira pedra!
Os conflitos fazem parte de nossos relacionamentos, porque somos diferente uns dos outros, temos opiniões, personalidades, gostos diferentes. Saber lidar com eles mostra que você tem MATURIDADE.
Quando temos uma briga para resolver com alguém não é certo ficarmos ignorando, dando indiretas (comum pelas redes sociais), ou mesmo ignorá-la. Aprenda a resolver como a Bíblia nos ensina.

Façam todo o possí­vel para viver em paz com todas as pessoas. Rm 12.18 

Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-los, em vez de jogá-los fora sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou uma briga.
Cristo quer que sua família seja conhecida pelo amor entre seus membros, perder a comunhão é um testemunho ruim para os que não crêem.
Promover a paz não é evitar conflitos. Fugir de um problema, fingindo que ele não existe, ou ter medo de falar nele é na verdade covardia. Algumas vezes precisamos evitar conflitos, ou­tras precisamos criá-los e ainda outras precisamos solucioná-los. É por isso que precisamos orar pedindo a direção contínua do Espírito Santo. Pacificar também não é acalmar. Sempre desistir, agir como capa­cho e permitir que os outros sempre o atropelem não era o que Jesus tinha em mente. 

Dicas para resolver uma briga:

Fale com Deus antes de falar com a pessoa. Converse sobre o problema com Deus. Se antes de mais nada você for orar a respeito do conflito em vez de fofocar com um amigo, descobrirá que em geral ou Deus muda o seu coração, ou muda o coração da outra pessoa, sem sua ajuda. Todos os seus relacionamentos seriam mais tranqüilos se você orasse mais a respeito deles.

Tome sempre a iniciativa. Não importa se você ofendeu ou foi ofendido: Deus espera que você dê o primeiro passo. Não espere pela outra parte, vá primeiro a ela. (Mt 5.23-24)

Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos. Use mais os ouvidos do que a boca. Antes de procurar solucionar qualquer desavença, você deve primeiro dar ouvidos aos sentimentos das pesso­as.

Confesse sua parte no conflito. Se você realmente deseja restau­rar um relacionamento, deve começar admitindo os próprios erros e transgressões. Jesus disse que esta é a forma de ver as coisas com mais clareza: Tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão (Mt 7.5).

(Retirado e adaptado de "Uma vida com Propósitos" Rick Warren)

Um comentário:

  1. Hey amados, o banner de @dolescp esta no meu blog! obrigado por ter comentado e sempre vou vim visitar aqui! Que Deus dê muita inspiração. Fica com Deus

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Deus te abençoe! @dolescp