domingo, 24 de julho de 2011

Como saber qual é a vontade de Deus para minha vida?

   Muitas vezes consideramos saber a vontade de Deus uma tarefa muito difícil para nós. Isso acontece porque não entendemos o que ela significa. 
Algumas coisas que nos impedem de compreender a vontade de Deus são:
-Frustração por se sentir distante de Deus;
-Medo de tomar uma decisão errada e não seguir conforme o plano de Deus;
-Pensar que Deus quer que façam algo que eles não gostem.

·        Causas do conflito:
-O mito da fórmula padrão: não existe uma formula única para tomar decisões em todas as questões. Existem questões que são simples e muitas vezes são questões de preferências. (Ex: Que roupa vou usar?)
-Confusão sobre o significado:  Podemos não entender o que realmente significa vontade de Deus, ela não significa um mapa detalhado para a sua vida. 
-Preocupação excessiva com o futuro: Claro que é importante buscarmos saber o que fazer sobre o nosso futuro, mas não podemos esquecer de viver o presente. A ansiedade atrapalha.
-Expectativas irreais sobre a Bíblia: algumas pessoas pensam que encontrarão na Bíblia a vontade de Deus ditada palavra por palavra para eles. A Bíblia nos fornece princípios.

Em primeiro lugar devemos saber que Deus cuida e se importa com o nosso futuro mais do que nós mesmos. 
"O SENHOR Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo." Salmos 32:8
Para ajudar na tarefa:
1-Esteja disposto a ouvir a voz de Deus;
2-Peça orientação de Deus em suas orações;
3-Estude a Bíblia para compreender a Deus e princípios para uma vida plena;
4-Use a cabeça! -Você precisa usar a razão que Deus te deu para tomar decisões inteligentes.

·        Como tomar uma decisão segura (estudo e profissão)?
1-  1-Preste atenção em seus desejos e habilidades. (Fp 2:13) No que eu sou bom? Quais são minhas habilidades? O que me atrai? Que tipo de tarefa me traz satisfação ao realizá-la?. Experimente tentar! Você não conhecerá suas aptidões enquanto não tentar. (Ex: você não saberá se pode ser um bom músico se não tentar aprender a tocar algum instrumento).
    2-Analise se você está apto para lidar com as responsabilidades de sua decisão. (Cl 3:15) Tenho capacidade física, emocional, possibilidades financeiras para levar adiante minha decisão? 
     3-Examine a circunstâncias para conhecer as oportunidades. (Rm 8:28).  O que impede e contribuí na atitude a ser tomada? Quais são as ‘portas abertas’?. Fomos chamados para servir a nosso próximo, isso acontece quando usamos nossos talentos para o bem das pessoas ao nosso redor. Olhe ao seu redor como você pode ser útil com alguma coisa que sabe fazer o deseja fazer. (Ex: sua cidade precisa de planejamento, você gosta de engenharia, você pode usar isso para servir a sua comunidade)
     4-Busque conselhos. (Pv 15:22) Busque pessoas sinceras e que se importam com você, pessoas que você percebe que tem êxito em decisões que tomou, procure mais de uma pessoa, reflita sobre o que falaram e procure entender de que forma aplicar esses conselhos.

Como foi falado no início, não existe uma fórmula padrão, você poderá entender de Deus que deve fazer algo, mesmo que apareçam impossibilidades, nesse momento a paz de Cristo vai te guiar e Deus te abençoará suprindo necessidades no tempo certo, abrindo portas e oportunidades.
Lembre, mesmo sendo vontade de Deus, ela exige que você faça a sua parte, vai requer esforço, disciplina e determinação, dificuldades podem surgir, mas elas ajudaram a fortalecer seu caráter e te trazer experiências para cumprir com aquilo que Deus deseja para você.

Deus te guiará: Is 30:21
Ele te abençoará: Pv 16:3


Referências:
 Adolescentes em Conflito – Les Parrott
Uma Vida com Propósitos – Rick Warren
Vídeo Lu&Tero “Vocação”– Marcos Botelho (http://www.youtube.com/watch?v=_OVJ0S0Da2o&feature=player_embedded)

2 comentários:

  1. Isso mesmo, viver com a vida focado no que é importante e vencendo sempre. Que os @doles com propósito cresçam e testemunhem da vida que Jesus Cristo garante. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Aleluia, que estudo abençoado, é isso aí, vamos todos fazer de tudo para realizar a vontade que Deus tem para as nossas vidas., Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Deus te abençoe! @dolescp