quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que faz Deus sorrir?

“Que o Senhor sorria para ti...” 
Números 6.25
Agradar a Deus é o primeiro propósito de nossa vida, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso. A Bíblia diz: Compreenda o que é agradável a Cristo, e então faça-o. Felizmente, a Bíblia dá um exemplo claro de uma vida que agrada a Deus. Seu nome era Noé.
           Na época de Noé, todo o mundo vivia para o próprio prazer, e não para o de Deus. Deus não achou ninguém na terra interessado em agradá-lo; então se arrependeu de ter feito o homem. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la. Mas houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz: Mas Noé dava alegria ao Senhor. Deus disse: “Esse sujeito me agrada. Ele me faz sorrir. Vou come¬çar tudo de novo com a família dele”. Porque Noé agradou a Deus, você e eu estamos vivos hoje. Observando a vida dele, aprendemos cinco atos de adoração que fazem Deus sorrir.
  1. Deus sorri quando o amamos acima de qualquer coisa: 
Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais amava! A Bíblia diz que, durante toda a sua vida, Noé seguia a Deus e desfrutava de relacionamento com ele. Eis o que Deus mais quer de você: um relacionamento! Deus criou você para amá-lo, e deseja que você também o ame.
  2. Deus sorri quando confiamos nele completamente: 
Noé agradou a Deus foi quando confiou nele, mesmo quando isso não fazia sentido. Noé jamais tinha visto chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com água que brotava do solo, ele vivia a centenas de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água?, e havia o problema de reunir todos os animais e depois tomar conta deles. Mas Noé não reclamou nem deu desculpas. Confiou em Deus completamente e fez Deus sorrir. Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida.
  3. Deus sorri quando lhe obedecemos incondicionalmente: 
Salvar uma população animais e sua família de uma inundação exigiu enorme cuidado com detalhes. Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus. Deus não disse: “Construa qualquer barco velho que lhe agradar, Noé”. Ele deu instruções detalhadas quanto ao tamanho, forma e materiais utilizados na arca, bem como a respeito da quantidade dos diferentes animais a ser trazidos a bordo. A Bíblia nos conta sobre a reação de Noé: Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.
  4. Deus sorri quando o louvamos e damos graças continuamente: 
Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém. Deus também gosta de recebê-los. Ele sorri quando expressamos diante dele nossa adoração e gratidão. A vida de Noé agradou a Deus porque ele viveu com um coração cheio de louvor e ação de graças. A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao Dilúvio foi expressar sua gratidão a Deus oferecendo-lhe um sacrifício. A adoração funciona assim: Nós apreciamos o que Deus tem feito por nós e então expressamos a ele a nossa satisfação; isso lhe traz alegria — mas também aumenta a nossa alegria.
  5. Deus sorri quando usamos nossas habilidades: 
Após o Dilúvio, Deus deu a Noé simples orientações para ele cumprir e ele fez. Todas as atividades humanas, com exceção do pecado, podem ser feitas para agradar a Deus, se você as fizer com uma atitude de louvor. Como um pai orgulhoso, Deus gosta especialmente de observá-lo enquanto você utiliza os talentos e habilidades que ele lhe deu. Ele fez que alguns fossem atléticos e outros fossem intelectuais. Você pode ser talentoso em mecânica, matemática, música ou em milhares de outras habilidades, e todas podem trazer um sorriso ao rosto de Deus. Você não glorifica ou agrada a Deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa. Você só o agrada sendo você mesmo. Sempre que você despreza uma parte de si mesmo está desprezando a soberania e a sabedoria de Deus ao criá-lo.
*retirado e adaptado de "Uma Vida com Propósitos" Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Deus te abençoe! @dolescp