quarta-feira, 28 de março de 2012

Sendo corrigidos

"Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dele? Pois ele disse: “Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando ele o repreende. Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho. (...) Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade. Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz." Hb 12.5, 10b-11
O objetivo de um pai é levar seus filhos à maturidade. Como somos seus filhos, então, não deveríamos ficar surpresos quando Deus nos disciplina ou nos corrige. Nós somos discípulos, aprendizes de Jesus, aprendendo a viver como ele viveu, que foi em completa dependência e obediência ao seu Pai. Deus, então, nos disciplina, corrigindo e nos treinando para vivermos em seu Reino. Se recebermos sua correção com atitude certa no coração, isso produzirá a recompensa de uma vida correta e paz em nós. Portanto, devemos aceitar a correção de Deus como necessária para nosso crescimento espiritual. Devemos, de fato, abraçar com muito prazer a disciplina de Deus, sabendo que ela é evidência que ele está nos treinando como seus filhos.

Para cooperarmos nesse processo, precisamos aprender a praticar certas disciplinas:
Aplicar a Palavra de Deus em nossa vida diariamente (Hb 5.12-14);
Ter força de vontade para deixarmos a preguiça e começar a, pacientemente, perseverar, desenvolvendo e sustentando a determinação em nosso propósito de nos parecermos com Cristo (Hb 6.11-12);
Descartar qualquer atitude ou prática que impeça o nosso caminhar com Cristo (Hb 6.11-12);
Aprender a honrar, considerar e imitar aqueles que Deus colocou acima de nós para nos liderar (Hb 13.7).

*Leia Hb 12. 5-11
Biblia de Estudo Plenitude para Jovens - Pag. 1601.



domingo, 25 de março de 2012

Equilibrando sua Vida


"Portanto, vivam com o devido senso de responsabilidade, não como homens que não conhecem o significado da vida, mas como aqueles que o conhecem.” Ef 5.15

Uma das competições das Olimpíadas de verão é o pentatlo. Ele é composto de cinco modalidades: tiro-ao-alvo, esgrima, equitação, corrida e natação. O objetivo do pentatlo é vencer todas as cinco, e não apenas uma ou duas.

Sua vida é um pentatlo com cinco propósitos, que devem ser man­tidos em equilíbrio. Esses propósitos foram praticados pelos primei­ros cristãos em Atos 2, explicados por Paulo em Efésios 4 e exemplifi­cados por Jesus em João 17, mas estão resumidos no Grande Manda­mento e na Grande Comissão de Jesus. Essas duas declarações resu­mem todo este livro — os cinco propósitos de Deus para sua vida:

l. “Ame a Deus de todo o seu coração”: você foi planejado para o prazer de Deus; logo, seu propósito é amar a Deus por meio da adoração.
2.  “Ame ao próximo como a ti mesmo”: você foi formado para servir; então seu propósito é demonstrar amor pelas outras pessoas por meio do ministério.
3.  “Vão e façam discípulos”: você foi feito para uma missão; então seu propósito é compartilhar a mensagem de Deus por meio da evangelização.
4.  “Batize-os em...”: você foi formado para fazer parte da famí­lia de Deus; então seu propósito é se identificar com sua igre­ja por meio da comunhão.
5.  “Ensine-os todas as coisas...”: você foi criado para se tornar semelhante a Cristo; então seu propósito é amadurecer por meio do discipulado.

Um compromisso sério com o Grande Mandamento e a Grande Comissão fará de você um grande cristão.

Fonte: "Uma Vida com Propósitos" Rick Warren

Está aí um boa alvo para sua vida! Comprometa-se a cumprir o Grande Mandamento e a Grande comissão em sua vida!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Partilhando sua mensagem de vida

"Jesus disse: [Vocês] serão minhas testemunhas." (At 1.8)

Quando você se tornou cristão, da mesma forma se tornou men­sageiro de Deus. Deus quer falar ao mundo através de você. Você tem um depósi­to de experiências que Deus deseja utilizar para trazer outras pesso­as para a família que é a igreja. Uma maneira de transmitir a mensagem de Deus para as pessoas é contando sua própria história, que chamamos de testemunho.

O testemunho é a história de como Cristo foi importante na sua vida, é simplesmente partilhar suas experiências pessoais que teve e tem com Cristo.

Como posso fazer isso? Contando:

1. Como era a minha vida antes de conhecer Jesus.
2. Como percebi que precisava de Jesus.
3. Como comprometi minha vida com Jesus.
4. A diferença que Jesus faz na minha vida.


Fácil, não? Conte sua história para os outros e seja uma Testemunha de Cristo!

Adaptado de "Uma Vida com Propósitos" Rick Warren

sábado, 17 de março de 2012

Deus tem um propósito por trás de cada problema

"Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo." Jo 16.33

Deus usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter.
Jesus nos alertou dizendo que teríamos problemas no mundo. Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a opor­tunidade de atravessar a vida sem problemas. A vida é uma série de problemas. Toda vez que você resolve um, tem outro aguardando a vez. 
Nem todos são grandes, mas todos são importantes para o pro­cesso de crescimento que Deus tem para você. Procure aprender o que Deus quer te ensinar através de cada situação vivida. 
Ao invés de você perguntar a Deus  "por quê?" peça a Ele "para que?"-"O que o Senhor deseja me ensinar através disso".

Baseado em Rick Warren "Uma vida com Propósitos"

sexta-feira, 16 de março de 2012

Deus quer que você cresça

“Deus quer que cresçamos [...] em tudo como Cristo.” Ef 4.15 

Deus deseja que você amadureça e desenvolva as características de Jesus Cristo. Infelizmente, muitos cris­tãos envelhecem, mas nunca crescem.
Crescimento espiritual não é algo automático. É necessário que haja um compromisso voluntário. Você deve querer crescer, decidir crescer, se esforçar para crescer e persistir em crescer. 
O crescimento espiritual é resultado do discipuladoo processo de se tornar semelhante a Cristo. 
>A decisão é sua!<

Adaptado de Rick Warren "Uma vida com Propósitos"

quarta-feira, 14 de março de 2012

Servir aos outros = Servir a Deus

"Quem quiser ser o maior deve se tornar servo." Marcos 10.43

Deus avalia nossa grandeza pela quantidade de pessoas que servimos, não pela quantidade de pessoas que nos ser­vem. Isso é tão oposto à idéia de grandeza do mundo que é difícil compreender, muito mais difícil é praticar. Os servos pensam mais nos outros do que em si. Os servos se concentram nas outras pessoas, e não em si. Esta é a verdadeira humildade: não pensar menos de si, mas pensar menos em si.
Rick Warren


Você está servindo ao seu próximo ou esperando ser servido?

segunda-feira, 12 de março de 2012

Batismo


Essa semana teremos Batismo na ICP. O Batismo é uma ordenança bíblica à todo aquele que crê em Cristo e passa a viver uma nova vida com Ele. 
Se você ainda não seu batizou, esta é a oportunidade. Venha conversar com a gente para você entender o que significa o batismo, e porque você precisa fazê-lo.

 "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." Mateus 28.19

O que é o Batismo?
          O batismo é carregado de significado. Ele declara sua fé, comuni­ca a morte e ressurreição de Cristo, simboliza a morte para a antiga vida e anuncia sua nova vida em Cristo; além de também ser uma comemoração de sua inclusão na família de Deus.
         O batismo não o torna um membro da família de Deus; somente a fé em Cristo faz isso. O batismo demonstra que você já é parte da família de Deus. Tal qual uma aliança de casamento, é um lembrete visível de um compromisso íntimo feito no coração. É um ato de iniciação, e não algo que você deva esperar até estar espiritualmen­te maduro. A única condição bíblica é crer. (Atos 2.41; 8.12,13,35-38)
        No Novo Testamento, as pessoas eram batizadas assim que cri­am. No Pentecoste, 3 mil pessoas foram batizadas no mesmo dia em que aceitaram a Cristo. Em outro lugar, um líder etíope foi batizado no mesmo instante em que se converteu, e Paulo e Silas batizaram um carcereiro filipense e sua família à meia-noite. Não há nenhum batismo atrasado no Novo Testamento. Se você ainda não foi batiza­do como expressão de sua fé em Cristo, seja o mais rápido possível, como Jesus ordenou. (Rick Warren)

Clique e confira as fotos do Batismo de outros @doles:


Adolescência: A busca pela Identidade


            Identidade é QUEM VOCÊ É,  é a  maneira como você lida com as emoções, seus pensamentos, seu comportamos no ambiente que vive, como entende o mundo. Ela é resultado de influências internas e externas que você recebe ao longo de sua vida.
            

            Na Adolescência é comum passar pela crise de identidade. Crise de Identidade é o conflito do processo de amadurecimento dos seres humanos. 
            A tarefa de um adolescente em desenvolvimento é adquirir sua identidade. Em determinado momento, entre a infância e a vida adulta, nosso corpo entra em intensa atividade e sofre várias mudanças em um tempo muito curto. Essa fase é chamada de Puberdade ela vai dos 12 aos 20 anos.
            Por causa dessa aceleração do crescimento físico e emocional, às vezes nos sentimos estranhos, e surge a pergunta: “Quem sou eu?”
            Uma boa resposta para essa pergunta pode levar muito tempo, mas podemos dizer que esse é um dos grandes desafios da adolescência. Saber quem nós somos nos deixa mais tranqüilos e seguros, pois teremos uma sensação de auto-controle, e ela vai nos acompanhar por toda a vida.
           A adolescência é um fase de transição, quando você conclui ela de uma maneira saudável, onde aprendeu a lidar com os desafios e a se conhecer melhor, será capaz de resolver seus próprios problemas com razoável sucesso e confiar cada vez mais nessa capacidade.
            Já sabemos que não é uma tarefa fácil e os conflitos nessa fase são compreensíveis, mas como adolescentes cristãos não precisamos nos preocupar, pois o nosso Deus nos conhece melhor que a nós mesmos, e pode nos ajudar a desenvolver a nossa identidade e nos levar a maturidade.
“Senhor, tu me sondas e me conheces.” Sl 139:1

Baseado no livro “Adolescentes em Conflito” Les Parrott

quarta-feira, 7 de março de 2012

Por que é tão difícil orar?


Você já percebeu que às vezes é difícil orar? Se percebeu, você não é o único. Eu já me senti assim também. Na verdade, todos se sentem assim em determinados momentos, independentemente da idade que tenham ou do tempo em que conhecem o Senhor. Há muitos motivos que explicam por que achamos difícil orar. 

Um motivo é que não temos certeza se estamos dizendo as coisas certas. Achamos que temos de parecer pregadores ou que temos de usar só as palavras certas. Temos medo de não dizer as coisas corretas ou boas o bastante. Ou que não estamos orando o tempo suficiente ou nos esforçando o suficiente.

Costumamos pensar que Deus não está de fato ouvindo as nossas orações. Ou que talvez as nossas orações não são importantes para ele. Ou que ele está ocupado demais para ouvir.
Acreditamos que, por serem muito sérias as questões pelas quais queremos orar, e nós, muito pequenos, de que maneira as nossas orações podem fazer alguma diferença? Nós nos sentimos sem força para orar de um modo que possa produzir algum tipo de mudança. Não entendemos o quanto as nossas orações são poderosas e o que pode acontecer quando oramos.

Você acha mais fácil orar por outras pessoas do que orar por si mesmo? Já me senti assim. Conseguia orar por meus amigos, por familiares e por pessoas que nunca conheci sobre as quais ouvia nos noticiários com muito mais facilidade do que por minhas próprias necessidades. Por quê? Primeiro, era fácil, para mim, imaginar as necessidades das outras pessoas. As minhas muitas vezes eram complicadas e era difícil falar sobre elas. Muitas vezes não tinha a menor idéia de como orar por uma situação específica. Ou as circunstâncias eram tão terríveis que as minhas orações não passavam de um simples grito pedindo ajuda. Às vezes eu só pensava que não podia fazer uma oração que Deus tivesse interesse em ouvir. Descobri então que não era nada disso. A verdade é que Deus não procura quem ora perfeitamente e que diga as palavras corretas e em um bom “cristianês”. Procura pessoas que tenham o coração cheio de amor por ele. Ele não avalia as suas orações pelo tempo que você passa orando. Ele as avalia pela importância que elas assumem para você. Eles sabem o que acontece com seu coração e se preocupa com as coisas que deixam você preocupado. O que é importante para você é importante para ele. Este é o motivo por que quer que você venha até ele com as coisas que são importantes.

Você talvez pense: Se Deus sabe o que se passa no meu coração e se preocupa comigo, então, por que preciso orar? Por que ele não me dá o que preciso sem que eu tenha de pedir?
A resposta é porque ele quer que você venha a ele, esteja perto dele, converse com ele e dependa dele. Ele quer conversar com você sobre as coisas que são importantes para ele para que elas possam vir a ser importantes para você. Quer levá-lo a lugares aos quais você não pode ir sem ele. Quer realizar coisas grandes por meio de você, mas você precisa andar perto dele para que essas coisas aconteçam. Quando entender tudo isso, orar passará a ser muito mais fácil.

*Retirado do livro: "O poder do Adolescente que Ora" de Stormie Omartian. Pag. 12-13.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Família de Deus

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos. 1 João 3.1 

Família Silva, Família Souza, Família Adams, Família Buscapé... E você? Pertece a qual família?
É maravilhoso demais pertencermos a uma família, você já pensou em pertencer a família do próprio Deus? Tem até aquela famosa frase: "Não dono do mundo, mas sou filho do dono!".

Querido @doles, você foi criado com o propósito de ser da família de Deus!

Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus se torna nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos e os outros crentes se tornam nossos irmãos e irmãs; e a igreja se torna nossa família espiritual.
Cada ser humano foi criado por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. A única forma de entrar na família de Deus é nascendo nova­mente dentro dela. Você se torna parte da família humana no seu primeiro nascimento, mas se torna membro da família de Deus pelo segundo nascimento. Deus nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora somos membros da família do próprio Deus!


(Adaptado: "Uma vida com Propósitos" de Rick Warren)