quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quanto vale uma boa reputação?

"O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro." Pv 22:1
 Como é importante ter um bom nome! Em outras palavras: ser uma pessoa de caráter! Seu caráter se revela a partir de pequenas atitudes, às vezes coisas pequenas, mas que podem dizer muito sobre vc!
 Tem gente que se preocupa mais com sua posição social, dinheiro, fama, sem se importar com a sua reputação. Uma boa reputação é bom tanto para vc como para aqueles que te observam e seguem seu exemplo. Vale à pena abrir mão de algumas coisas para conservar um bom caráter!

Pense nisso:  
*Vc acha q as pessoas consideram vc um @dole de caráter?*
*Vc acha importante ter uma boa reputação?*
*Vc concorda q ter um bom caráter pode trazer boas oportunidades p vc na vida?*


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

A morte e sofrimento de Cristo por nós, profetizadas da Escrituras e confirmados por Deus, devem nos levar a agradecer ao Senhor por tanto amor demonstrado em nosso favor. A paixão de Cristo (Mt 27:33-56) aconteceu na época da Páscoa judaica, quando os judeus comemoravam a libertação do Egito. Jesus deu novo sentido para a Páscoa. Ela marca a sua morte e a sua ressurreição, que nos trazem perdão e libertação de nossos pecados.

Pense:
-Devemos dar atenção a essa história apenas na época da Páscoa?
-Será que estamos comemorando a Páscoa de modo que agrada a Cristo?

Abençoada Páscoa p vcs @doles queridos!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Companhias

É verdadeiro o ditado: “Dize-me com quem andas e te direi quem és”?

Sim. Na maioria das vezes o ditado se confirma. Quanto mais andamos na companhia de alguém mais nos identificamos com tal pessoa. No início  dois amigos podem até serem diferentes em muitas coisas, mas a tendência é um acaba influenciando o outro. Infelizmente, é mais fácil influenciar os outros com o que é errado do que com a conduta correta. Ninguém pode envolver-se com pessoas de mau caráter sem acabar em prejuízo depois. È melhor, especialmente para @doles escolher bem as  suas amizades!
“O homem violento engana os seus amigos e os leva para o mau caminho.” Pv 16:19
Para pensar:
  • Você já conheceu alguém que começou andar com más companhias e tornou-se como elas?
  • Que tipo de comportamento mau é perigoso e deve levar-me a cortar uma amizade?
  • Será que é possível inverter a situação? Uma companhia boa mudar um amigo mau?
Adaptado do estudo “Bíblia de Estudo Esperança”

sábado, 16 de abril de 2011

PREGUIÇA!

“Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? Então o preguiçoso diz: "Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco." Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.” Pv 6:6-11
             Com certeza já vimos muitos preguiçosos na vida. Há pessoas que querem apenas comer, beber e dormir, e não gostam de trabalhar. A advertência bíblica é muito objetiva e até fala com senso de humor, um ser humano precisar aprender com as formigas. Ainda que seja verdade que muitas pessoas passem por necessidades, tragédias, doenças e desemprego, é verdade também que há pessoas que refletem a realidade escrita no versículo 11.  Nesse caso a culpa é da própria pessoa. É preciso reagir tomar atitude, conforme o conselho de Provérbios, pois a preguiça também é um vício e um pecado.

Reflexão:
  • Vc acha q a aversão ao trabalho está relacionada com a preguiça?
  • Será que há algum povo nesse mundo que progrediu sem trabalho e esforço?
  • Vc concorda q trabalhar honestamente também é uma forma de servir a Deus?
Estudo “Bíblia de Estudo Esperança”
AVANTE @doles!


 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quando foi que Deus passou a existir?

Essa pergunta surgiu durante uma conversa nossa com alguns @doles: afinal: “Quem criou Deus?”  ou  “Quando foi que Deus passou a existir?”

Antes de darmos a reposta, precisamos saber que se Deus é Deus, ele está acima de nossa capacidade humana limitada. Podemos ter um relacionamento com Ele, mas não vamos conseguir entender quem é Deus por completo, porque somos limitados em nossa conhecimento.

A Bíblia fala que Deus existiu desde sempre. Isso quer dizer que Ele nunca foi criado e está acima do tempo e do espaço. Deus não tem começo, nem fim, Ele é eterno, sempre existiu, sempre foi, é e será Deus. Moisés escreveu em um salmo:
 “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo,DE ETERNIDADE A ETERNIDADE, TU ÉS DEUS.” Sl 90:2
REFLEXÃO:
  • Se Deus tivesse sido criado em algum momento, poderíamos ainda considerá-lo como Deus?
  • Se algo ou alguém tivesse dado origem a Deus, não seria esse algo (ou alguém) Deus?
  • O universo que conhecemos parece infinito aos nossos olhos. Não será Deus muito superior ao universo?
Até mais @doles!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que faz Deus sorrir?

“Que o Senhor sorria para ti...” 
Números 6.25
Agradar a Deus é o primeiro propósito de nossa vida, sua mais importante tarefa é descobrir como fazer isso. A Bíblia diz: Compreenda o que é agradável a Cristo, e então faça-o. Felizmente, a Bíblia dá um exemplo claro de uma vida que agrada a Deus. Seu nome era Noé.
           Na época de Noé, todo o mundo vivia para o próprio prazer, e não para o de Deus. Deus não achou ninguém na terra interessado em agradá-lo; então se arrependeu de ter feito o homem. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la. Mas houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz: Mas Noé dava alegria ao Senhor. Deus disse: “Esse sujeito me agrada. Ele me faz sorrir. Vou come¬çar tudo de novo com a família dele”. Porque Noé agradou a Deus, você e eu estamos vivos hoje. Observando a vida dele, aprendemos cinco atos de adoração que fazem Deus sorrir.
  1. Deus sorri quando o amamos acima de qualquer coisa: 
Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais amava! A Bíblia diz que, durante toda a sua vida, Noé seguia a Deus e desfrutava de relacionamento com ele. Eis o que Deus mais quer de você: um relacionamento! Deus criou você para amá-lo, e deseja que você também o ame.
  2. Deus sorri quando confiamos nele completamente: 
Noé agradou a Deus foi quando confiou nele, mesmo quando isso não fazia sentido. Noé jamais tinha visto chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com água que brotava do solo, ele vivia a centenas de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água?, e havia o problema de reunir todos os animais e depois tomar conta deles. Mas Noé não reclamou nem deu desculpas. Confiou em Deus completamente e fez Deus sorrir. Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida.
  3. Deus sorri quando lhe obedecemos incondicionalmente: 
Salvar uma população animais e sua família de uma inundação exigiu enorme cuidado com detalhes. Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus. Deus não disse: “Construa qualquer barco velho que lhe agradar, Noé”. Ele deu instruções detalhadas quanto ao tamanho, forma e materiais utilizados na arca, bem como a respeito da quantidade dos diferentes animais a ser trazidos a bordo. A Bíblia nos conta sobre a reação de Noé: Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.
  4. Deus sorri quando o louvamos e damos graças continuamente: 
Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém. Deus também gosta de recebê-los. Ele sorri quando expressamos diante dele nossa adoração e gratidão. A vida de Noé agradou a Deus porque ele viveu com um coração cheio de louvor e ação de graças. A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao Dilúvio foi expressar sua gratidão a Deus oferecendo-lhe um sacrifício. A adoração funciona assim: Nós apreciamos o que Deus tem feito por nós e então expressamos a ele a nossa satisfação; isso lhe traz alegria — mas também aumenta a nossa alegria.
  5. Deus sorri quando usamos nossas habilidades: 
Após o Dilúvio, Deus deu a Noé simples orientações para ele cumprir e ele fez. Todas as atividades humanas, com exceção do pecado, podem ser feitas para agradar a Deus, se você as fizer com uma atitude de louvor. Como um pai orgulhoso, Deus gosta especialmente de observá-lo enquanto você utiliza os talentos e habilidades que ele lhe deu. Ele fez que alguns fossem atléticos e outros fossem intelectuais. Você pode ser talentoso em mecânica, matemática, música ou em milhares de outras habilidades, e todas podem trazer um sorriso ao rosto de Deus. Você não glorifica ou agrada a Deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa. Você só o agrada sendo você mesmo. Sempre que você despreza uma parte de si mesmo está desprezando a soberania e a sabedoria de Deus ao criá-lo.
*retirado e adaptado de "Uma Vida com Propósitos" Rick Warren